Sebastião Neto
Assessoria de Imprensa Pontasul Futsal
Equipe soupontasul.blogspot.com
Depois dos problemas disciplinares ocorridos nos duelos entre AAJ/Pontasul e Vana Peças pela Copa Cidade de Ponta Grossa – Futsal Masculino, a diretoria do time azul e branco decidiu investir na segurança de atletas e dirigentes que participam da competição municipal. Na vitória diante do Vana Peças na última sexta-feira (19), a Pontasul solicitou a presença da Polícia Militar na partida, mediante ofício enviado ao Comando do Batalhão de Ponta Grossa e o pagamento da taxa de segurança pública (cerca de 85 reais).
O Diretor de Futsal da Pontasul Valter Conceição destacou que a presença policial é uma garantia para todos os envolvidos nas partidas. "Acreditamos que a presença da polícia dá uma tranqüilidade para todos trabalharem, desde nós (dirigentes) até a equipe de arbitragem", destacou Valter, que anexou o comprovante do pagamento da taxa de segurança a súmula da partida.
Em entrevista concedida na última quarta (24), o coordenador geral da Liga de Futsal dos Campos Gerais, José Alves de Faria Filho, o "Zézinho", também elogiou a iniciativa da AAJ/Pontasul. Porém, questionado sobre a possibilidade da Liga solicitar a presença da PM nas partidas decisivas da Copa Cidade, Zézinho rechaçou qualquer esperança dos clubes. "A Liga não tem recursos para fazer o pagamento desta taxa, e mesmo com esse pagamento o contingente policial nem sempre pode estar a nossa disposição", afirmou o coordenador, que lembrou que dos oficiais presentes na partida, a grande maioria era composta pelos alunos do curso de soldado da Polícia Militar.
Como uma possível solução para o problema, a Liga fará uma recomendação aos clubes mandantes na fase mata-mata para que solicitem o policiamento. "Mesmo na condição de entidade promotora, não temos obrigação de oferecer policiamento. Em competições estaduais, a Federação (Paranaense de Futsal) não paga taxa para nenhum clube, e sim os times mandantes", disse Zézinho. Com as quartas-de-final do 2º turno já marcadas para a próxima terça-feira (30), a diretoria da AAJ/Pontasul já adiantou que nas partidas em que julgar necessário, vai tentar a presença de soldados da PM no Ginásio Zukão. "Quando vermos a necessidade, vamos pensar nos nossos jogadores e comissão técnica acima de tudo", afirmou Valter Conceição. Já a Liga, lembrou que a Guarda Municipal sempre esteve presente nas partidas importantes e que mais uma vez a entidade fará esta solicitação à Guarda.